A banana orgânica produzida em Moribane na Zona Tampão do Parque Nacional de Chimanimani no distrito de Sussundenga em Manica, poderá ser exportada para países estrangeiros a partir dos próximos dias.
A informação foi avançada esta quarta-feira (14/08) pelo Administrador do Distrito de Sussundenga, senhor Tomás Razão, que falava no Povoado de Moribane, Localidade de Dáruè no Posto Administrativo de Dombe, quando procedia a entrega de meios circulantes à Associação Kurima Banana de Moribane, no âmbito do Programa Moz Bio Comunidade, um programa com intuito em promover a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento do turismo e a redução da pobreza das comunidades nas áreas de conservação e ao seu redor.
E porque Sussundenga é um dos maiores produtores de banana da Província de Manica e do País, Tomás Razão desafiou a Associação a tornar o Distrito no maior exportador da banana, aumentando mais os campos de produção de forma integral.
Tomás Razão, apelou igualmente ao uso responsável dos meios para a sua longevidade e para os fins a que se destinam em benefício de todos os membros da Associação.
Por seu turno, o Coordenador do Fundo Nacional para o Desenvolvimento Sustentável (FNDS) em Manica, Destino Chiar, explicou na ocasião que um dos objectivos deste Projecto, é de assegurar o reflorestamento das áreas degradadas daquela área de conservação do Parque Nacional de Chimanimani, usando o sistema agro-florestal onde as comunidades locais vão se beneficiar de mudas de café e de outras plantas de fruteiras, um furo de água para irrigação, entre outros projectos.

Por seu turno, o Presidente da Associação Kurima Banana de Moribane, Alexandre Teófilo, agradeceu o gesto, tendo reiterado o comprometimento da sua agremiação em elevar o nome de Sussundenga como maior produtor da banana e fazer o bom uso dos meios ora recebidos, acrescentando que numa primeira fase, a banana será exportada para Malawi e posteriormente para alguns Países da África Austral e da Europa.
Trevor Gravata