Você já ouviu falar de fertirrigação? O que seria exatamente essa técnica tida por muitos como uma das técnicas agrícolas capaz de potencializar a produção de produtores?
A fertirrigação é uma técnica agrícola que consiste em aplicar adubos às plantas no mesmo instante em que ocorre a irrigação. Ou seja, a fertirrigação refere-se ao processo de aplicação de adubos inorgânicos líquidos ou sólidos solúveis em água através de sistemas de irrigação, com intuito de suprir simultaneamente as plantas com suas necessidades hídricas e de nutrientes. É uma das maneiras mais eficientes e econômicas de aplicar fertilizante às plantas, principalmente em regiões de climas árido e semi-árido. É uma técnica comprovada que pode ajudar os agricultores a produzir mais alimentos de forma sustentável, ao mesmo tempo que reduz radicalmente a utilização de recursos preciosos e finitos como a água, utiliza menos fertilizantes e minimiza as perdas de nutrientes para o ambiente, reduzindo assim as contaminações dos solos. Como destacado acima, quando comparada a outros métodos tradicionais de fertilização usados na agricultura, a fertirrigação é a mais eficiente.
Sistema de rega ideal para a fertirrigação
A princípio, qualquer método de irrigação pode ser utilizado para condução e aplicação de produtos químicos junto com a água, porém, a uniformidade de distribuição de água nos sistemas de rega localizada (por gota-a-gota ou microaspersão, por exemplo) que conduzem água em tubulações fechadas e pressurizadas os torna mais adequados para uso dessa prática.
Solos ideais
Dados demostraram que a fertirrigação tem potencialidade de apresentar melhores resultados em solos de textura arenosa do que nos solos mais argilosos, constituindo uma das principais vantagens dessa prática em relação aos métodos convencionais de fertilização, pois são justamente os solos de classe arenosa que demandam maiores quantidades de nutrientes, dada as altas perdas de adubos que são lixiviados, principalmente os nitrogenados.
Fertilizantes ideais
A solubilidade do adubo a ser usado é considerada um dos fatores de grande importância na fertirrigação, uma vez que fertilizantes insolúveis ou pouco solúveis podem favorecer a ocorrência obstruções nas tubulações e nos emissores do sistema de irrigação. Entretanto, há necessidade de ser muito meticuloso na seleção do adubo para evitar constrangimentos.
Fertilizantes com abundância em nitrogênio, potássio e micronutrientes são, na sua maioria, solúveis em água e não apresentam problemas de uso na fertirrigação. Por outro lado, os fertilizantes fosfatados, por serem, na sua maioria, insolúveis em água são mais problemáticos para serem utilizados nesta técnica. Embora existam alguns fertilizantes fosfatados solúveis, esses apresentam perigo de serem utilizados em água de irrigação com elevado teor em cálcio, pois podem formar o fosfato de cálcio que é insolúvel, causando obstruções de tubulações e de emissores do sistema de irrigação.
Vantagens e Desvantagens da Fertirrigação
Vantagens
Dentre as diversas vantagens propocionadas por este sistema de adubação, destacam-se as seguintes:
- Melhor aproveitamento do equipamento de irrigação;
- Economia no custo de aplicação de fertilizantes, pois economiza máquinas e mão de obra;
- Eliminar a poluição do meio ambiente diminuindo as aplicações químicas;
- Aplicação dos adubos nas doses correctas e momento exatos exigidos pelas culturas;
- Maior eficiência no uso da água e dos fertilizantes;
- Menos compactação do solo e danos físicos às culturas;
- Afeta positivamente a biomassa microbiana do solo;
- Reduz a densidade de ervas daninhas no campo.
Desvantagens
Embora a fertirrigação apresente inúmeras vantagens às plantas e ao produtor, está técncia também apresenta algumas limitações. Em relação as desvantagens, podemos citar as seguintes:
- Exige um nível de instrução mais elevado, uma vez que há necessidade de se efectuar cálculos precisos para quantificar concentrações e doses dos adubos;
- Necessita de adubos mais puros;
- Para que um sistema de fertirrigação funcione corretamente, normalmente são necessários componentes onerosos, incluindo bombas, injetores, tanques, controladores e entre outros equipamentos.
- A manutenção de um sistema de fertirrigação exige manutenção de rotina, como limpeza e inspeção.
- Pode promover entupimento do sistema de irrigação quando utilizado de forma incorreta;
- A fertirrigação pode se tornar um problema em locais onde a eletricidade é escassa ou intermitente.
Fontes:
- PINTO, J.M., SILVA, D.J., BORGES, A.L., COELHO, E.F., FILHO, J.C.F.,. CAPÍTULO 11: FERTIRRIGAÇÃO. S/D.
- USP ESALQ – DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO. Fertirrigação: vantagens e limitações. 2020
- https://eos-com./blog/fertigation/
- https://www-fertilizer-org./key-priorities/fertilizer-use/water-use/fertigation/