Resumo de Glossário de extensão, com iniciais F, G, I e J.
O trabalho de extensão agrária pública assim como privada no País, representa a parte fundamental e responsável para a difusão de tecnologias, tecnicas agrícolas para os pequenos agricultores, por isso estar dotado de conhecimento que facilite a transmissão de informação para o público alvo constitui ponto forte para o extensionista. leia este resumo do Glossário de extensão com alguns termos técnicos usados no meio agrícola com iniciais das letras F, G, I e J. Leia também as outras partes do Glossário de extensão com iniciais A, Glossário de extensão com iniciais B e C, e Glossário de extensão com iniciais D e E , e saiba quais sao os termos tecnicos mais usados pelos Extensionistas.
Fatalismo
Atitude que considera a vontade humana impotente para influenciar o curso da vida e acredita na força de um destino pre-estabelecido e inalterável. A atitude fatalista tem constituído obstáculo à mudança com vista ao desenvolvimento.
Flexibilidade
Capacidade de uma pessoa, um programa/projecto/plano ou actividade se adaptar às mudanças geradas pelo seu próprio dinamismo ou por situações de emergência que surgem no seu percurso.
Fenótipo
Caracteristicas que um individuo exibe externamente, resultado da interaccão entre o genótipo e o meio ambiente.
Fertilidade do Solo
(1) capacidade do solo de ceder elementos essenciais às plantas;
(2) situação do solo no que se refere à quantidade e disponibilidade dos elementos necessários para o crescimento das plantas.
Fertirrigação
Aplicação de fertilizante através de um sistema de irrigação.
Fixação do Fósforo
Refere-se à adsorção e precipitação do P com constituintes do solo. A fixação é mínima entre pH 6,5 e 7,5. Abaixo desta faixa de pH, há precipitação de P na forma de fosfato de Al e Fe e adsorção à superfície de óxidos de Fe e Al e de partículas de argila. Em solo alcalino, há precipitação de P na forma de fosfato de Ca e adsorção à superfície do CaCO3 e às argilas saturadas de Ca.
Fixação Simbiótica do N
Conversão do nitrogênio atmosférico (N2¯) em forma aproveitável pelas plantas, oriunda da associação simbiótica de plantas da família das leguminosas com bactérias do gênero Rhizobium. Essas bactérias localizam-se em estruturas denominadas nódulos, presentes nas raízes infectadas. Em geral, a quantidade de N obtida pelas leguminosas provenientes da fixação simbiótica de N varia de 20 a 200 kg de N/ha.
Folhas Estreitas
Plantas da ordem das monocotiliedôneas, como as gramíneas. Neste caso, o eixo longitudinal das folhas é muito maior que o transversal.
Folhas Largas
Plantas da ordem das dicotiledôneas. As espécies de folhas largas têm pequena diferença de dimensão entre o eixo longitudinal e o transversal.
Formação
É o processo de ensino-aprendizagem e ou transmissão de conhecimentos orientado para um determinado grupo, visando o alcance de objectivos previamente definidos.
Formação Formal
É um método de educação que tem lugar dentro de um sistema escolar estruturado (níveis primário, secundário e superior) de âmbito geral e vocacional.
Formação Informal
É a aprendizagem diária na qual o conhecimento é transferido quer no contexto familiar, quer de vizinhança; nas relações de trabalho diário e através dos meios de comunicação. É a principal fonte de conhecimento para as gerações sucessivas de camponeses.
Formação Não Formal
É o tipo de educação organizado, mas fora do sistema formal exemplo, cursos de alfabetização, cursos sobre modelos e sistemas de extensão (T&V, FFS), cursos de pré-admissão de extensionistas.
Formulário
Guião ou roteiro que orienta a realização de uma actividade específica. A elaboração de um guião é de extrema utilidade quando, por exemplo, procedemos a entrevistas, ao registo dos dados de acompanhamento de um Campo de Demonstração de Resultados.
Forragem
Parte comestível das plantas, que não seja grãos, utilizados na alimentação animal.
Fotodecomposição
Degradação de um produto pela acção da luz.
Fotoperiodo
Variação da duração do período escuro do dia ao longo do ano.
Fotossíntese
Processo fotoquímico que envolve a absorção de energia luminosa por pigmentos da planta (clorofila) e sua conversão em energia química estável, como ATP. Reação:
6CO2+ 6H2O C6H12O6 + 6O2 + Energia Ou Função vital em que, sob influencia da luz e com a interferência da clorofila, a planta forma Hidratos de Carbono a partir do Dióxido de Carbono (do ar) e da água (do solo), com a libertação do Oxigénio. Estes Hidratos de Carbono são materiais de alimentação básicos para todos os outros processos.
Fumigação
Processo de aplicação de um composto químico no estado gasoso para controlar insetos, nematóides, fungos, plantas daninhas e outros organismos.
Fungicida
Substância tóxica, usada para o controlo de fungos.
Fungicidas Erradicantes
São fungicidas que têm efeito direto sobre patógenos que já invadiram a planta, ou seja, eles matam o fungo dentro do hospedeiro ou podem impedir a esporulação do fungo sem matá-lo.
Fungicidas Protetores
São fungicidas que agem na superfície da planta com o objetivo de prevenir infecção pelo patógeno.
Leia também as outras partes do Glossário de extensão com iniciais A, Glossário de extensão com iniciais B e C, e Glossário de extensão com iniciais D e E .
Gado
Animais domésticos das espécies bovina, bufalina, arietina, caprina, suína, equina, asinina e seus híbridos.
Galha
Estrutura produzida por um grupo de nematóides nas raízes por eles atacadas.
Gameta
Célula sexuada e haplóide dos organismos vivos, encarregada da reprodução mediante a fecundação e a fusão nuclear.
Geada
Leve depósito plumuoso de gelo, causado pela condensação de vapor de água diretamente na forma cristalina sobre objectos terrestres, cujas temperaturas estão abaixo do ponto de congelamento. Este processo é o mesmo da formação do orvalho, salvo que este último ocorre apenas quando a temperatura do objecto orvalhado estiver acima do ponto de congelamento.
Gene
Unidade física e funcional da hereditariedade que codifica uma proteína funcional ou molécula de RNA; segmento cromossômico, plasmídio ou molécula de DNA que contém regiões que precedem e seguem a região codificadora.
Género
(1) Em biologia, é a categoria taxonómica imediatamente superior a Espécie.
(2) Refere-se as relações, tanto perceptivas como materiais, entre homens e mulheres.
(3) Os assuntos do género focam-se nas mulheres, nas relações entre homens e mulheres,seus papéis, ao acesso e controlo dos recursos e à divisão do trabalho, interesses e necessidades. As relações de género afectam a segurança familiar, o bem estar da família, planeamento, produção e muitos outros aspectos da vida (Bravo – Baumann 2000)
Genótipo
É a constituição genética, expressa e latente de um organismo. Indivíduos do mesmo genótipo produzirão a mesma descendência. Contrasta com fenótipo.
Geotropismo
Movimento de um órgão das plantas em resposta à gravidade.
Germinação Epígea
Tipo de germinação em que os cotilédones são arrastados acima da superfície do solo pela alongação do hipocótilo.
Germinação Hipógea
Tipo de germinação em que os cotiledones permanecem abaixo do solo, enquanto o epicótilo cresce e emerge.
Germoplasma
Soma do material hereditário de uma espécie.
Glossário
Explicação sistematizada da terminologia mais usada numa determinada ciência, área de trabalho e que visa contribuir para homogeneizar conceitos e linguagem.
Grupo Alvo
População identificada e envolvida num programa/projecto/plano ou actividade de Extensão e que potencialmente pode beneficiar dos seus resultados.
Grupo (Humano)
Conjunto de pessoas em interacção, durante um determinando período de tempo, unidas por objectivos comuns, que entre si compartilham um sentimento de união (sentimento de “nós”).
Grupo Formal
Grupo organizado segundo as normas estabelecidas pela sociedade e explicitamente reconhecidas pelos seus membros (Família, Associação,Cooperativa, Grupo Desportivo, entre outros).
Grupo Informal
Grupo organizado de acordo com regras implícitas, ou seja não abertamente definidas pelos seus membros, mas as quais eles se ajustam sem dificuldade.
Leia também as outras partes do Glossário de extensão com iniciais A, Glossário de extensão com iniciais B e C, e Glossário de extensão com iniciais D e E .
Habitat
Local com características e componentes ecológicos específicos, onde as espécies estão adaptadas e completam naturalmente seu ciclo biológico, ou lugar natural de ocorrência de um organismo.
Hábitos Sociais
Comportamentos progressivamente adquiridos (em sociedade) e que os indivíduos reproduzem inconscientemente.
Herança
Semelhança entre indivíduos relacionados por uma linha de ancestrais.
Herbicida
Substância ou mistura de substâncias destinadas a destruir ou impedir o desenvolvimento de vegetais.
Hereditariedade
Transmissão de características genéticas dos progenitores à prole através de genes específicos, dipostos na forma de nucleotídeos nos cromossomas. A hereditariedade segue as chamadas leis mendelianas de transmissão, em homenagem a seu descobridor, Gregor Mendel.
Hermafrodita
(1) Em planta, é a flor que reúne os aparelhos masculino (androceu) e feminino (gineceu) na mesma peça (p.ex: flor de goiabeira);
(2) em animais, é o indivíduo que reúne os dois sexos no mesmo genótipo (exemplo: caramujo).
Heterogeneidade (de um Grupo Humano)
Heterogéneo é um grupo composto por pessoas diferentes, quanto a carracterísticas tais como sexo, idade, personalidade, classe sócio-económica e competência. Essas diferenças podem enriquecer o grupo potenciando as suas capacidades mas também podem afectar a unidade e o funcionamento harmonioso do grupo.
Hibridização
Fusão de gâmetas masculinos com femininos de indivíduos genéticamente diferentes.
Híbrido
Produto do cruzamento de dois ou mais genitores geneticamente distintos e geralmente homozigótico.
Hidrólise
Reação pela qual fertilizantes são decompostos em ácidos e bases fracas por meio da adição de água.
Hidroponia
É uma técnica de cultivo de plantas em solução nutritiva líquida, em que o sistema radicular permanece submerso em um fluxo da solução nutritiva.
Higroscopicidade
Propriedade de um sólido de absorver humidade do ar.
Homogeneidade (de um Grupo Humano)
Homogéneo é um grupo que apresenta, semelhanças entre os seus membros em relação a algumas características objectivas (P.ex: interesses e expectativas) o que facilita a comunicação, a inter ajuda, o funcionamento e reforça a unidade. Um grupo homogéneo, tem boas condições a partida para alcançar os seus objectivos.
Hormona
Composto sintetizado num dado local e transportado via sistema vascular para o local em que deve regular actividades fisiológicas.
Hospedeiro
Espécie em que um parasita pode se desenvolver.
Humidade Relativa
Expressa em percentagem, representa a razão entre o vapor de água do ar e o vapor que estaria contido no mesmo ar, se este estivesse saturado.
Húmido
Qualificativo aplicado a uma região ou a um clima no qual a chuva excede a evepotranspiracao durante pelo menos 09 meses do ano; aqui refere-se as areas tropicais que recebem mais do que 1500 mm de precipitação ao longo do ano.
Húmus
Material orgânico bem decomposto, transformado por via biológica, encontrando-se em estado coloidal no solo; normalmente tem coloração escura.
Ou
Produto final do processo de degradação da matéria orgânica pelos micro organismos do solo, que melhora a estrutura do solo, providencia nutrientes às plantas e aumenta a capacidade do solo de armazenar nutrientes e água.
Leia também as outras partes do Glossário de extensão com iniciais A, Glossário de extensão com iniciais B e C, e Glossário de extensão com iniciais D e E .
Impacto
Efeitos finais (globais e/ou sectoriais) operados nas condições de vida do grupo-alvo resultantes total ou parcialmente da implementação de um programa/projecto/plano ou actividade. No caso da Extensão Agrária deve-se dar destaque à produção.
Imunidade
É o conjunto dos mecanismos usados pelo corpo ou organismo, como protecção contra agentes estranhos do ambiente externo, quer sejam microorganismos, drogas, produtos químicos, pólen, pelos de animais.
Indicador
Medida especifica, explícita e objectivamente verificável das mudanças ou dos resultados operados por um programa/projecto/plano ou actividade.
Os indicadores servem de padrão para medir, avaliar e mostrar o progresso alcançado tendo em consideração o/s objectivo/s preestabelecido. Os indicadores podem ser de Tempo, de Qualidade e de Quantidade.
Características dos Indicadores
- Válidos: devem medir o que se deseja medir, supostamente mensurável. O que exige rigor na selecção do indicador;
- Fiáveis: verificáveis, objectivos, ou seja, os dados obtidos, são sempre os mesmos, ainda que conseguidos por pessoas diferentes, em momentos e circunstâncias distintas;
- Pertinentes: se correspondem, especificamente, aos objectivos do programa/ projecto/plano ou actividade a avaliar;
- Sensíveis: devem reflectir as mudanças ocorridas na situação observada;
- Específicos: baseiam-se nos dados disponíveis;
- Eficazes (em função dos custos): os resultados devem compensar o tempo e o dinheiro investido;
- Oportunos: devem poder aplicar-se com rapidez e em tempo útil.
Informação
É um dado que sofreu transformação através da análise; com o propósito de dar suporte ao processo de tomada de decisões.
Inovação
Ideia, objecto, pratica que é percebida como nova por determinado indivíduo ou grupo, mesmo que efectivamente já não seja nova.
Características da Inovação
- Vantagem Relativa: grau em que uma inovação é percebida como melhor do que a ideia, o objecto, a pratica/técnica anteriormente seguida.
Exemplos: redução do tempo e/ou do esforço, aumento de produção, maior rendimento, prestígio, redução do risco e menor custo;
- Compatibilidade: adaptação da inovação ao universo mental, aos costumes, tradições. Experiência, estrutura fundiária, ferramentas interesses, gostos do grupo-alvo;
- Comunicabilidade: característica da inovação que favorece a evidência das suas vantagens e por isso facilita o processo de comunicação;
- Divisibilidade: capacidade de uma inovação ser subdividida em partes ou etapas mais simples e de menor complexidade (o grau de adopção de uma inovação e inversamente proporcional à sua complexidade).
Inquérito
É recolha de dados com uso de um questionário.
Insumos (Inputs)
São factores de produção que ao serem aplicados no processo produtivo, mudam da sua forma inicial e se incorporam parcialmente no produto final da actividade. P.ex: sementes, fertilizantes, combustíveis, pesticidas, herbicidas e outros.
Intensificação Agrária
Significa induzir a produtividade agrícola e pecuária através de uso de insumos de qualidade adequada em condições edafoclimáticas apropriadas, com capacidade de maneio e gestão de água (irrigação), boa preparação da terra, semente de qualidade, uso de fertilizantes e de pesticidas; uso de rações adequadas e raças melhoradas.
Interacção Social
Relação de influência recíproca e interdependência que existe entre o comportamento de dois ou mais indivíduos.
JFFLS
Sigla Inglesa que designa Escola Juvenil da Machamba e da Vida, também designada por Celeiro da Vida. É uma Escola onde jovens aprendem métodos de produção agrária e habilidades da vida.
LD50
Quantidade do tratamento que resulta na morte de 50% dos indivíduos tratados (dose letal).
Leia também as outras partes do Glossário de extensão com iniciais A, Glossário de extensão com iniciais B e C, e Glossário de extensão com iniciais D e E .
Fonte:
Glossário de Extensão, 2008.