Vaga de Coordenador do Programa (Responsável do Programa)
Anúncio de emprego: 14/out/2024
Data de Encerramento: 29/10/2024, 12h59
Unidade Organizacional: FRMOZ
Tipo de trabalho: Cargo de pessoal
Tipo de Requisição: Projeto Profissional
Nível de escolaridade: P-4
Localização Primária: Moçambique-Maputo
Duração: Prazo fixo: um ano com possibilidade de prorrogação
N.º de postagem: 2010434
AVISO IMPORTANTE: Note que a data e hora de fecho apresentadas acima são baseadas nas definições de data e hora do seu dispositivo pessoal
A duração da nomeação para os candidatos internos da FAO será estabelecida de acordo com as políticas aplicáveis relativas à extensão das nomeações.
• A FAO está empenhada em alcançar a diversidade da força de trabalho em termos de género, nacionalidade, origem e cultura
• Candidatas qualificadas, cidadãos qualificados de deputados não representados ou sub-representados e pessoas com deficiência são encorajados a candidatar-se
• Todos os que trabalham para a FAO são obrigados a aderir aos mais elevados padrões de integridade e conduta profissional e a defender os valores da FAO
• A FAO, enquanto Agência Especializada das Nações Unidas, tem uma política de tolerância zero para condutas incompatíveis com o seu estatuto, objectivos e mandato, incluindo exploração e abuso sexual, assédio sexual, abuso de autoridade e discriminação
• Todos os candidatos selecionados serão submetidos a rigorosas verificações de referências e antecedentes
• Todas as inscrições serão tratadas com a mais estrita confidencialidade
• O pessoal da FAO está sujeito à autoridade do Diretor-Geral, que o pode designar para qualquer uma das atividades ou gabinetes da Organização.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) contribui para a concretização da Agenda 2030 através do Quadro Estratégico da FAO, apoiando a transformação para sistemas agroalimentares MAIS eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis, para uma melhor produção, uma melhor nutrição, um melhor ambiente e uma vida melhor, sem deixar ninguém para trás.
Ambiente Organizacional
O principal objectivo dos Gabinetes da FAO nos países é ajudar os governos no desenvolvimento de políticas, programas e projectos para alcançar a segurança alimentar, reduzir a fome e a subnutrição, desenvolver os sectores agrícola, pesqueiro e florestal e utilizar os recursos ambientais e naturais de forma sustentável.
As atividades específicas dos Gabinetes Nacionais incluem:
• Implementar os projectos de campo da FAO e participar no desenvolvimento do Programa de Campo, identificando e formulando novos projectos e estabelecendo contactos com representações de doadores locais.
• Ajudar os governos a prevenir e avaliar os danos provocados por catástrofes e apoiá-los na reconstrução e reabilitação do sector agrícola.
• Realização de actividades de sensibilização pública e apoio a campanhas importantes da FAO, como o Dia Mundial da Alimentação.
• Prestar assistência a missões técnicas e de investimento da sede da FAO e dos gabinetes regionais ou sub-regionais ao país.
• Servir de canal dos serviços da FAO para os governos e outros parceiros, incluindo doadores, organizações não governamentais (ONG), organizações da sociedade civil (OSC) e instituições de investigação.
• Manter a FAO informada sobre os principais desenvolvimentos sociais e económicos no país e monitorizar a situação no sector agrícola.
• Atuar como Representante da FAO junto dos governos anfitriões e de todos os parceiros envolvidos nas atividades da FAO.
Moçambique é um dos três principais países de África mais susceptíveis a choques climáticos, como secas cíclicas, inundações e ciclones. A produção caracteriza-se por uma agricultura de sequeiro com baixa aplicação tecnológica e vulnerável a choques externos como cheias e secas, pragas e doenças. A frequência e a intensidade destes acontecimentos climáticos extremos aumentaram como resultado das alterações climáticas, contribuindo ainda mais para elevados níveis de pobreza e aumentando a vulnerabilidade na maior parte do país. O aumento da insegurança alimentar nos últimos três anos foi também sustentado pelos efeitos da Covid-19 e pela recessão económica mundial. Uma grande proporção da população com insegurança alimentar está localizada nas províncias do norte de Moçambique, onde o conflito continua a ser a principal causa da insegurança alimentar e a deslocação perturbou a vida e os meios de subsistência de milhões de pessoas.
A FAO participa no desenvolvimento e implementação de projectos de campo nos sectores da segurança alimentar, agricultura e desenvolvimento rural. Isto requer integração no quadro mais amplo da alimentação e da agricultura sustentáveis, que visa aumentar a produção e a produtividade, enfrentar as alterações climáticas, gerir os recursos naturais e melhorar os meios de subsistência rurais, e estabelecer a ligação entre as intervenções humanitárias e de desenvolvimento.
Veja tambem esta vaga Vaga para Docentes no ISDB-Departamento Agropecuária
O cargo está localizado na Representação da FAO em Maputo, Moçambique.
Foco Técnico
O Coordenador do Programa (Chefe do Programa) apoia a implementação do Programa de Médio/Longo Prazo, Emergência e Resiliência da FAO, bem como a agenda de resiliência da FAO a nível nacional e o seu alinhamento a nível sub-regional, regional e global . Ele/ela fornece liderança e conhecimento técnico no planeamento, desenvolvimento, implementação e avaliação dos programas/projetos atribuídos e o seu alinhamento com o Quadro de Programação do País (CPF).
Principais resultados
Desenvolve, implementa e avalia uma liderança e gestão eficazes de grandes projetos e equipas de acordo com os objetivos do Gabinete e o Quadro Estratégico da FAO.
Funções principais
• Desenvolve, implementa e avalia programas/projetos atribuídos, etc.; monitoriza e analisa o desenvolvimento e implementação de programas/projetos; analisa documentos e relatórios relevantes; identifica problemas e questões a abordar e inicia ações corretivas; mantém contacto com as partes relevantes; garante ações de acompanhamento.
• Coordena as actividades relacionadas com o financiamento orçamental (preparação e apresentação de programas/projectos, relatórios de progresso, demonstrações financeiras) e elabora documentos/relatórios relacionados (compromissos, programa de trabalho, orçamento do programa).
• Pesquisa, analisa e apresenta informação recolhida de diversas fontes.
• Coordena o desenvolvimento de políticas, incluindo a revisão e análise de questões e tendências, a preparação de avaliações de impacto ou estudos equivalentes.
• Gera iniciativas de investigação; revê, analisa e interpreta respostas, identifica problemas/questões e elabora conclusões.
• Organiza e prepara resultados escritos, p. documentos de referência, análises, secções de relatórios e estudos, inputs para publicações.
• Fornece apoio substantivo para reuniões e conferências consultivas e outras, incluindo a proposta de temas de agenda, identificação de participantes, preparação de documentos e apresentações.
• Inicia e coordena atividades de divulgação; conduz workshops de formação, seminários, etc.; faz apresentações sobre os temas/atividades atribuídos.
Funções Específicas
• Fornece liderança em emergências e resiliência, incluindo ação antecipada, preparação, avaliação de necessidades, resposta a emergências, programação, implementação e mobilização de recursos, em ligação e colaboração com as unidades relevantes da FAO, agências da ONU, organizações regionais, organizações não governamentais (ONG) e doadores.
• Apoia a coordenação e liderança sectorial através do Cluster/Sector de Segurança Alimentar co-liderado pela FAO-PMA no país; contribui para o desenvolvimento da componente do Plano de Resposta Humanitária (HRP) da FAO e de outros apelos humanitários relevantes, garantindo o seu alinhamento com o Quadro Estratégico da FAO.
• Supervisiona a Equipa de Segurança Alimentar e Análise de Risco; monitoriza as tendências da segurança alimentar e da agricultura para uma aprendizagem institucional eficaz e uma tomada de decisões informadas, monitoriza o ambiente político nacional relevante; identifica implicações para a programação e trabalho de defesa da FAO, atualiza os sistemas de informação de emergência da FAO, as comunicações de crise, a informação e a defesa.
• Garante a participação activa da FAO nos mecanismos de desenvolvimento e coordenação do nexo (equipa nacional da ONU, rede de protecção contra a exploração e abuso sexual (PSEA), grupo de trabalho de soluções duradouras, etc.), bem como a adesão à responsabilização pelos princípios da população afectada.
• Apoia a mobilização de recursos do Gabinete Nacional através da ligação dos doadores, envolvimento durante a implementação do projecto, revisão da qualidade dos relatórios oportunos aos parceiros de recursos e participação em apelos dos países, macro-subvenções dos doadores e outras oportunidades de financiamento através da formulação de projectos e programas.
• Apoia a implementação da estratégia de comunicação e visibilidade do Gabinete da FAO para o programa e projetos; promove e apoia missões de campo com objetivos de comunicação específicos.
OS CANDIDATOS SERÃO AVALIADOS DE ACORDO COM O SEGUINTE
Requisitos Mínimos
• Diploma universitário avançado em agricultura, segurança alimentar, medicina veterinária, economia, recursos naturais, desenvolvimento rural, administração e gestão de empresas, relações internacionais ou outras áreas relacionadas com o trabalho da Organização.
• Sete anos de experiência relevante em actividades relacionadas com a cooperação técnica, aconselhamento e análise de políticas relativas à segurança alimentar e nutricional, operações humanitárias, desenvolvimento rural, monitorização e avaliação de políticas e programas.
• Conhecimentos práticos (proficiência total – nível C) de inglês e conhecimentos limitados (proficiência intermédia – nível B) de outra língua oficial da FAO (árabe, chinês, francês, russo ou S.
Acesse o link de Candidatura Clique aqui para se candidatar a Vaga
4 comentários
Vaga de emprego na parte da agropecuária
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) desempenha um papel crucial no combate à fome, na promoção da segurança alimentar e no desenvolvimento agrícola sustentável em todo o mundo. Por meio de suas iniciativas, a FAO apoia a produção responsável de alimentos, incentiva políticas agrícolas inclusivas e fortalece comunidades vulneráveis, garantindo que as gerações presentes e futuras tenham acesso a alimentos de qualidade. Seu compromisso com o desenvolvimento rural e a preservação dos recursos naturais é essencial para a construção de um futuro mais justo e sustentável.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) tem vindo proporcionar empregabilidade e, trazendo uma visão de atenuar a fome. E, isso é de se louvar.
Pois é meu caro, são visíveis as ações desta organização em nosso território.