A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), encontra-se neste momento a recrutar para o seu quadro de pessoal técnicos distritais de campo (técnicos agrários) pra os distritos de Angoche, Malema e Ribaué, na província de Nampula, e em Gurué e Namacurra, na Zambézia.
Descrição da Vaga
O posto se baseia em Moçambique, especificamente nos distritos de Angoche, Malema e Ribaué, na província de Nampula, e em Gurué e Namacurra, na Zambézia, onde está sendo implementado o projeto PROMOVE Agribiz (GCP/MOZ/127/EC – Melhoria da Competitividade Rural). O objetivo geral deste projeto é contribuir para o crescimento econômico sustentável, inclusivo e amplo e para a redução da pobreza, com foco na segurança alimentar e nutricional nacional, bem como na resiliência às mudanças climáticas.
No nível de campo, a FAO fornecerá assistência técnica aos parceiros de implementação, incluindo serviços distritais de atividades econômicas (SDAE), organizações não governamentais (ONGs) e organizações de produtores com status legal (Associações e Cooperativas). O objetivo é apoiar os pequenos e médios agricultores (com áreas até 10 ha) no aumento da produtividade por meio de práticas agrícolas sustentáveis e inteligentes em relação ao clima, na expansão dos modelos agroflorestais e na melhoria do volume e valor da produção comercializável. Além disso, os esforços se concentrarão em aprimorar os conhecimentos e práticas de nutrição e segurança alimentar dentro das comunidades.
Para alcançar esses objetivos, será utilizada uma abordagem de capacitação usando Metodologias de Extensão Participativa, incluindo Escolas de Campo de Agricultores (FFS) e facilitando o acesso a insumos de alta qualidade através de um sistema e-Voucher. Os Técnicos de Campo Distrital serão responsáveis pela implementação de atividades em estreita coordenação com técnicos dos parceiros de implementação, sob a supervisão de Coordenadores do Hub e Especialistas em Projetos.
Linhas de Relatórios
O Técnico de Campo Distrital se reportará diretamente ao Coordenador do Hub, em estreita colaboração com os Especialistas em Projetos, sob a supervisão geral do Assessor Técnico.
Foco técnico
Abordagens de Extensão Participativa, Agricultura Inteligente para o Clima (CSA), agroflorestal, e-Voucher, produção de sementes, agronegócio, nutrição e segurança alimentar.
Tarefas e responsabilidades
O Técnico de Campo Distrital assumirá as seguintes tarefas e responsabilidades:
- Mapa das Organizações Produtoras (Associações e Cooperativas) com potencial para se tornarem parceiros de implementação do projeto.
- Ligações entre as comunidades com o Coordenador do Hub e outros Especialistas em Projetos a implementação de atividades do Projeto.
- Coordenar com parceiros de implementação o planejamento e a execução das atividades do projeto em níveis distritais.
- Supervisionar as atividades implementadas pelos parceiros, garantindo eficiência, qualidade e transparência, de acordo com os planos e acordos.
- Interagir conforme necessário com o extensionista de SDAEs e outros parceiros de implementação.
- Entre em contato com os líderes comunitários, incentive os agricultores a se tornarem membros do grupo e treinaram os agricultores resilientes e sustentáveis em agricultura resiliente e sustentável e sistemas agroflorestais.
- Identificar os agricultores que atendem com critérios de seleção e contribuem com os Especialistas da Escola de Campo de Agricultores (FFS) para a organização da formação de facilitadores de agricultores em nível distrital.
- Guiar a criação de grupos FFS e facilitar as sessões semanais de aprendizagem.
- Configuração e sessões moderadas ordinárias e extraordinárias da rede FFS.
- Incentivar e apoiar a FFS a adotar abordagens/práticas agrícolas sensíveis à nutrição, como cultivo misto e rotacional com leguminosas, culturas biofortificadas, pequenos animais e aves
- Configurar lotes de demonstração (travessas de demonstração) de variedades melhoradas no nível da comunidade e organizar dias de campo em coordenação com o Especialista em Sementes no nível Hub.
- Apoio na identificação de multiplicadores de sementes e prestação de assistência técnica na gestão de campo.
- Preparar e acompanhar as visitas dos inspetores de sementes nas diferentes fases de certificação dos campos de multiplicação de sementes.
- Grupos de agricultores de trens, embora a Farmer Business School (FBS) a abordagem e os vinculem ao mercado
- Apoiar grupos de agricultores selecionados na elaboração de microprojectos e acompanhar sua implementação e gestão.
- Registrar comunidades beneficiárias, grupos e agricultores em plataformas digitais, bem como as atividades realizadas pelos técnicos e resultados alcançados pelo programa.
- Realizar sensibilização e registro de agricultores (pequenos, médios e grandes) no esquema de vouchers e monitorar os agrotratadores durante a implementação das atividades.
- Monitorar a qualidade dos insumos agrícolas comercializados pelos agrotraficantes dentro do esquema e-Voucher.
- Fornecer apoio para o estabelecimento de jardins de casa e escola.
- Apoiar as ONGs parceiras na realização de sessões sobre nutrição, preparação de alimentos e segurança alimentar para grupos de cuidados maternos.
- Participar da reunião de planejamento, implementar, acompanhar, acompanhar e avaliar as atividades do projeto a nível distrital de acordo com a estratégia de M&A do programa.
- Coleta e processamento de dados para monitoramento georreferencial, pesquisas, avaliações, medição de rendimento e outras necessidades do projeto.
- Participar das actividades de execução do programa de acompanhamento, a pedido do especialista em M&A (por exemplo: acompanhamento da eficácia da assistência técnica, adopção de técnicas aprendidas no grupo FFS, utilização dos factores de produção, produção e colheita, vendas e comércio).
- – Acompanhamento das atividades da Carta de Acordo planeadas e prestação de assistência técnica aos parceiros de execução.
- Contribuir para projetar intervenções de gênero mainstreaming e empoderamento socioeconômico das mulheres.
- Executar outras funções conforme necessário.
Requisitos mínimos
- Licenciatura em Agronomia, Florestal, Economia Agrícola, Extensão Rural, Pecuária ou outras disciplinas relacionadas
- Pelo menos três anos de experiência em Extensão Rural
- Conhecimento prático de inglês e línguas nativas faladas nas províncias de Nampula e Zambézia
- Nacional de Moçambique
Competências do Núcleo da FAO
- Foco em Resultados
- Trabalho em equipe
- Comunicação
- Construção de Relações Eficazes
- Partilha de conhecimentos e melhoria contínua
Critérios de seleção
- Experiência profunda em áreas técnicas relacionadas à multiplicação de sementes, abordagens da cadeia de valor, agroflorestas (SAFs) e produção orientada para o mercado.
- Habilidades de computador (MS Office e Internet Explorer)
- Conhecimento e habilidades para se comunicar nas línguas nativas faladas nas províncias de Nampula e Zambézia.
Informações Adicionais
A FAO não cobra uma taxa em nenhuma fase do processo de recrutamento (candidatura, reunião de entrevista, processamento)
As candidaturas recebidas após a data de encerramento não serão aceites
Por favor, note que a FAO só considera qualificações educacionais superiores obtidas de uma instituição credenciada / reconhecida no Banco de Dados Mundial de Ensino Superior (WHED), uma lista atualizada pela Associação Internacional de Universidades (IAU) / Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A lista pode ser acessada em http://www.whed.net/
Para oportunidades de emprego adicionais, visite o site de emprego da FAO: http://www.fao.org/emprego/home/pt/pt/
A nomeação estará sujeita à certificação de que o candidato é clinicamente adequado para consulta, credenciamento, qualquer requisito de residência ou visto e autorizações de segurança.
NOTA
A FAO busca a diversidade de gênero, geográfica e linguística em seu pessoal e consultores internacionais, a fim de melhor atender os membros da FAO em todas as regiões.
Outros detalhes:
- Data final de submissão de candidaturas: 14/Nov/2024;
- Prazo do contrato: 6 meses com possível prorrogação.
Como se candidatar
Para se inscrever, visite o site de recrutamento em Jobs na FAO e conclua seu perfil on-line. Recomendamos fortemente que seu perfil seja preciso, completo e inclua seus registros de emprego, qualificações acadêmicas e habilidades linguísticas. Leia mais e candidata-se, através deste LINK: APLICAR…
Veja também: Vaga de Emprego: Técnicos Agrários na COOPDASI
1 comentário
Olá, o meu nome é Gervásio Fernando Ribeiro de Alfane, sou formado em Engenharia Florestal, pela Universidade Lúrio e tenho uma paixão pela agricultura de conservação, restauração das zonas degradadas, usando as tecnicas inteligentes e resiliente às actuais mudanças climaticas.