A moringa, de nome científico Moringa oleifera Lam, é uma planta subtropical pertencente à família Moringaceae, com origem na India, sendo amplamente cultivada em vários países do continente africano, com destaque a Moçambique.
É uma planta de múltiplo uso. Estudos etnobotânicos conferem a esta planta vários usos, sendo os principais, a utilização das suas sementes no tratamento de água, no uso das suas folhas, flores, vagens e grãos das sementes na alimentação humana e animal é também muito usada na medicina tradicional para tratar vários sintomas e doenças como febre, dores de cabeça, para tratar feridas, varicela, colite, diarreia, entre outras efemeridades.
As folhas e as vagens da moringa são bastante nutritivas, sendo boas fontes de proteína, são ricas em energia metabolizável, vitaminas (A, B, C e E) e minerais, ferro, cálcio, zinco, selénio, e betacaroteno, gorduras e contêm ainda os 10 aminoácidos essenciais para o homem. Por estes motivos a sua adopção na dieta humana é bastante difundida e recomendada em países em vias de desenvolvimento, precisamente nos locais onde ela existe e onde a desnutrição afecta muita população, principalmente nas crianças.
A moringa possui vários efeitos terapêuticos medicamentosos, actua como estimulante cardíaco, e circulatório, hipoglicemiante, antitumoral, antipirética, antiepilética, antiespasmódica, diurética, hepatoprotetora no combate a inflamações, hipertensão arterial e antidiarreica, antioxidante, foto-protetor, antimicrobiana, antifúngica antiparasitária.
Estudos realizados com alguns extratos da planta, foi constatado que, extratos da moringa possuem acção anti-bacteriana sobre bactérias patogênicas, inibindo e eliminando bactérias Gram-negativas e Gram-positivas.
Extractos das folhas da moringa também demostraram capacidade em promover uma redução considerável nos níveis de glicose no sangue e na urina, com aumento da proteína sérica total, do peso corporal e da hemoglobina e redução da proteinúria sendo indicada para tratamento do diabetes mellitus.
Muitos estudos comprovam que a planta de moringa apresenta potencial de aplicabilidade no tratamento de efluentes líquidos, com adsorção de compostos orgânicos em solução aquosa, bem como no pré-tratamento de efluentes de usinas de destilação de óleo de palmeira, além disso, muitos autores relatam que as folhas e sementes desta planta também podem ser usadas para potabilizar a água para o consumo humano.
FONTES:
- FRIGHETTO et al., O Potencial da Espécie Moringa oleifera (Moringaceae). I. A Planta como Fonte de Coagulante Natural no Saneamento de Águas e como Suplemento Alimentar., 2007;
- ALMEIDA, M.S.M. Moringa oleifera Lam., seus benefícios medicinais, nutricionais e avaliação de toxicidade, 2018;
- SILVA, M.V.S., PADILHA, R.T., PADILHA, D.M.M., Benefícios da Moringa oleífera para saúde humana e animal: Revisão de Literatura., 2021;
- Moringa.