Resumo de Glossário de extensão, com iniciais B e C.
O trabalho de extensão agrária pública assim como privada no País, representa a parte fundamental e responsável para a difusão de tecnologias, tecnicas agrícolas para os pequenos agricultores, por isso estar dotado de conhecimento que facilite a transmissão de informação para o público alvo constitui ponto forte para o extensionista. leia este resumo do Glossário de extensão com alguns termos técnicos usados no meio agrícola com iniciais das letras B e C. Clique aqui e leia o glossário com termos técnicos usados na extensão com inicial de letra A.
Biodiesel
Combustível renovável, produzido a partir de óleos vegetais ou de origem animal. De entre as espécies agrícolas que podem ser usadas para extrair óleo e produzir biodiesel destacam-se: soja, algodão, girassol, amendoim, cana sacarina e jatropha.
Biodiversidade (diversidade biológica)
É a variabilidade entre organismos vivos de todas as origens incluindo os terrestres (homens, animais, plantas), marinhos e de outros ecossistemas aquáticos (fluviais, lacustres) e complexos ecológicos dos quais eles fazem parte. Isto inclui a diversidade dentro das espécies, entre as espécies e dos ecossistemas.
Biol
É um fertilizante biológico líquido e repelente de insectos em várias culturas.
Biometria
(1) Aplicação de métodos estatísticos para o estudo de problemas biológicos;
(2) Ramo da ciência que trata da aplicação dos procedimentos estatísticos em biologia.
Biosfera
Camada sob a acção do complexo biológico, que contém organismos vivos e seus produtos e se localiza na parte mais superficial da litosfera.
Biotecnologia
Aplicação de princípios científicos e de engenharia para processamento de materiais através dos agentes biológicos para produzir bens e serviços.
Ou
Qualquer aplicação tecnológica que utilize organismos vivos ou seus derivados para roduzir ou modificar produtos. P.ex. Tecnologia de cultura de tecidos, produção de GMO.
Biótico
Relativo ou pertencente aos organismos vivos e orgânicos componentes da biosfera. Em ciência agronómica, agente biótico é um termo frequentemente associado a três grupos principais reduzidores do rendimento agronómico de culturas:
- i) pragas (p.ex: insectos, ácaros);
- ii) doenças (bactérias, vírus, fungos);
- iii) nematodos.
Bode
Macho inteiro do gado caprino com mais de 1 ano de idade.
Boi
Macho castrado do gado bovino a partir dos 3 anos de idade.
Borrego (a)
Macho ou fêmea do gado ovino dos 3-4 meses de idade até 1 ano, após o desmame.
Brainstorming ou tempestade de ideias
Técnica de trabalho em grupo utilizada para produzir o maior número possível de ideias sobre um assunto, no mais curto espaço de tempo possível. Esta técnica baseia-se no principio de que um grupo é mais fértil, em ideias, do que um indivíduo.
Briefing
Reunião breve de informação sobre uma actividade ou acontecimento.
Cabra
Fêmea do gado caprino com mais de 1 ano de idade.
Cabrito (a)
Cria do gado caprino do nascimento até aos 6 meses.
Cadeia de valor
É a série de valores que um dado produto vai adquirindo nas diferentes etapas da sua produção, processamento, comercialização ate ao consumo
Calagem
Prática de correcção do solo, que lhe neutraliza a acidez, através de substâncias calcárias. O Cal e o Gesso podem suprir o solo com Ca e Mg que são elementos essenciais.
Camalhão
Monte ou dique de solo amontoado e em linha por implemento agrícola, como prática de controlo da erosão na conservação do solo. Concomitantemente é construido um canal junto e paralelamente ao camalhão para reter ou canalizar a água de superfície, designando-se o conjunto como terraço em camalhão.
Campanha agrícola
É o período de actividade agrícola compreendido entre os meses de Setembro de um ano e Agosto do ano seguinte.
Campo de demonstração de resultados (CDR)
Tipo de DR em que o extensionista mostra, nas condições do camponês as vantagens da (s) inovação (es) que pretende introduzir. O extensionista, através do trabalho com camponeses demonstradores, cria situações de convivência entre a (s) tecnologia (s) por si proposta (inovadora) e a rotina do camponês, que serve de testemunha, elemento relevante na comparação dos resultados e que favorece a mudança de atitude dos camponeses.
(Ver: demonstração de resultados-DR).
Capacidade de Campo
(1) Quantidade de água contida no solo, após ter sido drenado o excesso de água gravitacional e após ter diminuído muito a velocidade do movimento descendente da água;
(2) Retenção específica é um termo mais geral empregado nos estudos de água subterrânea. A retenção específica é geralmente dada como uma percentagem de volume, ao passo que a capacidade de campo é dada como percentagem de peso.
Capacidade de Troca Cationica (CTC)
Capacidade do complexo coloidal do solo para absorver cátioes, expressa em Cmolc.kg -1.
Carneiro
Macho inteiro do gado ovino com mais de 1 ano de idade.
Carreira do extensionista
Possibilidade de progressão e valorização profissional com base nas habilitações académicas e profissionais, no desempenho e na antiguidade, de acordo com uma sequência de funções legalmente aprovada e implementada. Ver: extensionista.
Carta-circular
Meio de comunicação escrita, de grande alcance e baixo custo, que permite o contacto simultâneo com muitas pessoas e que se destina a divulgar um assunto de interesse local (lema, dia e hora de uma reunião; ex. dia, hora e local das vacinações das galinhas contra a doença de “New-castle”).
A carta – circular serve para
- Divulgar uma actividade de extensão (ex. Reunião, Visita Colectiva);
- Informar com oportunidade sobre acontecimentos, práticas agrárias;
- Reforçar e complementar informações do extensionista;
- Manter o interesse da população envolvida nas actividades de Extensão.
Cartaz
Papel que se afixa em lugares públicos com anúcios, programas, actividades. É uma ajuda visual de baixo custo que favorece a motivação, pois mantém o interesse do público-alvo e facilita a divulgação das actividades de extensão. É um meio de grande alcance quando colocado, com oportunidade, em locais habitualmente frequentados pela população a quem se destina. O cartaz deve conter uma mensagem simples e clara e, quando ilustrado, as imagens devem ser realistas, pois a população rural tem dificuldade em descodificar imagens estilizadas e abstractas.
Casa agrária
Centro, local para o desenvolvimento agrário que visa fornecerfactores de produção, ferramentas e apoiar os camponeses na comercializaçã o de excedentes, nas suas solicitações de crédito. Como centro de actividades de extensão há casas agrárias que possuem campos de experimentação e demonstração de tecnologias consideradas úteis e viáveis nas condições locais. Por se tratar de uma instituição muito recente, no Pais, o conceito ainda está em fase de evolução.
Celulase
Enzima ou complexo enzimático que degrada a celulose e liberta açúcares.
Celulose
Um polissacarido composto de centenas de moléculas de glucose, ligados numa cadeia e geralmente localizada em paredes celulares das plantas.
Censo agro-pecuário
É o levantamento ou recolha de dados para a obtenção de informação estatística sobre a actividade agro-pecuária.
Check-list
Lista de controlo que comporta um conjunto de dados ou passos que importa colher ou respeitar para se conseguir alcançar um determinado objectivo, como por exemplo: supervisão a uma Rede de Extensão.
Chibata
Fêmea do gado caprino de seis meses até um ano.
Chibato
Macho do gado caprino de seis meses até um ano.
Climatologia
Ciência que estuda o clima de dada área, em determinado período, incluindo relações estatísticas, valores médios, valores normais, frequência, variações, distribuição dos elementos meteorológicos.
Clone
Indivíduo ou grupo de indivíduos que descendem, por reprodução assexuada, de um único indivíduo. Também pode ser o agrupamento de células ou organismos de genotipo idêntico. Este termo, também é usado para uma população de plantas derivadas via propagação vegetativa de um único indivíduo.
Clorofila
Pigmento verde que contém magnésio, encontrado em plantas autotróficas, através da qual as plantas se tornam capazes de produzir a sua própria alimentação via fotossíntese.
Clorose
Níveis reduzidos de clorofila, evidenciados pela cor verde pálida ou amarela na folha.
Colóide
Consiste, principalmente, de argila e matéria orgânica, com cargas predominantemente negativas.
Comportamento
Conjunto das reacções de uma pessoa acessíveis à observação dos outros. O comportamento resulta da interacção dos seguin tes factores: conhecimentos (teóricos-saber e práticos-saber fazer) + atitude (capacidade de querer) + meios (recursos acessíveis e disponíveis ao indivíduo e que afectam a sua capacidade de poder).
Compostagem
É o processo de produção de composto que consiste no empilhamento em camadas de colmos e ramos (na base da pilha), estrume, palha e restos de culturas. A pilha deve ser irrigada com frequência, de modo a evitar que seque e, revirada de 02 em 02 semanas para trazer ao interior as camadas superficiais. O composto considera-se pronto para ser usado quando apresentar coloração preta e cheiro a doce; o que acontece por volta de 08 semanas no verão e 03 meses no Inverno.
Composto
É matéria orgânica decomposta com coloração preta, usada para melhorar a estrutura e fertilidade do solo e conferir maior produtividade as culturas.
Ou
Fertilizante resultante da decomposição de resíduos de plantas e animais. O composto obtém-se pela decomposição de mistutras de restos de plantas, estrumes e capim pelos insectos de solo (térmites, maria café, formigas) e micro organismos.
O composto tem as seguintes propriedades: possuir muitos nutrientes; ajudar a conservar a humidade do solo; melhorar a drenagem interna do solo e aumentar a capacidade de troca catiónica no solo.
Comunicação
Processo dinâmico de inter-relação humana de troca de ideias, experiências, pelo qual os seres humanos se influenciam uns aos outros, modificam reciprocamente o seu comportamento e estabelecem entre si relações que permitem passar de uma existência individual, isolada, para uma existência social, comunitária. A comunicação pode ser: verbal (falada ou oral), não verbal (escrita e mista).
Elementos do Processo de Comunicação
- Barreira ou Ruído: factor que dificulta, altera ou inviabiliza o curso da mensagem entre a fonte e o receptor; Canal: transporta a mensagem da fonte para o receptor;
- Codificação: operação pela qual o conteúdo das mensagens (ideias, factos, experiências) é traduzido em sinais ou símbolos de acordo com um código conhecido e aceite pela fonte e pelo receptor;
- Código: conjunto de sinais e símbolos (P.ex: palavras, gestos e imagens), assim como as regras funcionais da sua aplicação;
- Descodificação: operação segundo a qual os sinais ou símbolos são transformados noutros ou no objecto que representam;
- Emissor/Fonte: indivíduo, grupo ou instituição que deseja comunicar alguma ideia ou experiência acumulada considerada de interesse para o receptor;
- Feed-back: informação de “retorno”, “retro alimentação”, “retroacção” ou “realimentação”. Resposta dos receptores a uma mensagem, que permite ao emissor conhecer os resultados da sua comunicação, bem como controlar o comportamento futuro do receptor e garantir uma comunicação Bi/multidireccional/lateral;
- Mensagem: ideia, facto ou experiência que se deseja transmitir;
- Receptor ou destinatário: indivíduo, grupo ou instituição a quem a fonte procura influenciar (transmitindo uma ou mais mensagens).
Comunicação multimédia
É a utilização de vários meios de comunicação, integrados e adaptados ao público-alvo.
Comunidade
Grupo de seres humanos ocupando um determinado território, unidos por interesses e um sistema de normas comuns.
Concentração de animais
Ajuntamento de animais, de uma ou mais espécies, de um ou mais proprietários, em local expressamente designado pela Autoridade veterinária para fins tais como, de arrolamento e tratamento.
Conservação do Solo
(1) protecção do solo contra perdas físicas por erosão ou contra degradação química, ou seja, excessiva perda da fertilidade por meios naturais ou artificiais;
(2) combinação de todos os métodos de manejo e uso da terra que protegem o solo contra o esgotamento ou a deterioração por fautores naturais ou induzida pelo homem;
(3) divisão da ciência do solo que trata da conservação do solo.
Consociação ver sistemas de cultivo
Controlo Biológico
Destruição total ou parcial de uma população de insectos e patógenos, por meio de outros organismos vivos.
Controlo Integrado
Estratégia que procura utilizar todos os métodos disponíveis para controlar, de forma efectiva, insectos, patógenos e ervas daninhas com menor custo e agressão ao ambiente.
Cooperativa
livre associação de pessoas, que contribuem com bens e serviços para a realização de actividades económicas e de ajuda mútua, destinadas a promover o seu bem-estar material, social e cultural.
Cooperativa agrária
Forma de organização sócio-económica, que pela conjugação de esforços dos seus membros, pretende elevar a produção e a produtividade, racionalizar a utilização de recursos e viabilizar a aplicação de novas tecnologias de produção.
Cordeiro (a)
Macho ou fêmea do gado ovino do nascimento até aos 3-4 meses de idade.
Correcção do Solo
Alteração nas propriedades do solo pela adição de substâncias, como calcário e fertilizantes, para torná-lo mais adequado ao crescimento das plantas.
Criador
Qualquer pessoa singular ou colectiva proprietária de uma exploração pecuária.
Cultivar
Variedade cultivada; grupo de indivíduos de uma espécie que se relacionam por ascendência e se apresentam uniformes quanto às características fenotípicas.
Cultivo
(1) Operação de preparo do solo para sementeira ou transplantação e, posteriormente, para controlar ervas e fazer com que o solo fique mais solto;
(2) Operação, prática, ou arte de cultivar a terra, melhorando-a para propósitos agrícolas.
Cultivo misto ver sistemas de cultivo
Cultura
Planta anual ou perene cultivada para obter produtos desejados para o consumo humano, animal e processamento (fins agro industriais).
Cultura de tecidos
É propagação de uma célula de uma planta, grupo de células, tecidos e órgãos num meio de cultura artificial sob condiçõesassépticas e controladas;
ou
Produzir muitas plantas a partir de pequenas porções de uma planta.
Curral
Qualquer construção onde os animais são mantidos, criados e manipulados.
Curso de curta duração
Formação não formal muito específica quanto ao grupo alvo e conteúdo, geralmente com uma duração não superior a um ano.
Curso de longa duração
Formação geralmente de carácter formal com uma duração superior a um ano.
Leia também o glossário usado na extensão, com termos técnicos com inicial de letra A.
Fonte:
Glossário de Extensão, 2008.