Diversas aplicações das plantas estão relacionadas com a sua composição química, no entanto, há necessidade de saber distinguir as diversas designações e utilidades das plantas. Assim sendo, podemos ter, plantas medicinais, aromáticas, condimentares, alimentícias, plantas melíferas ou apícolas e, entre outras plantas. Neste post, falaremos apenas dos três primeiros tipos de plantas citados acima.
As plantas medicinais, aromáticas e condimentares se diferenciam de acordo com sua finalidade e seu uso principal, como dito no início, porém, algumas dessas plantas podem ter múltiplas funções, a exemplo do capim-santo, cujas folhas são utilizadas no preparo de chás medicinais, e a indústria de aromas as emprega na extração de óleo essencial, já as suas folhas quando jovens são utilizadas como condimento para carnes, saladas, sumos e até mesmo em sobremesas.
Plantas medicinais: são utilizadas na prevenção, alívio e cura de diversas doenças e sintomas. Ou seja, essas plantas possuem em um ou em vários dos seus órgãos, como nas folhas, caule, flores e raízes, substâncias utilizadas com finalidade terapêutica, as quais são conhecidas como princípio activo, que são compostos químicos com potencial farmacológico. Estes incluem alcaloides, mucilagens, flavonoides, taninos, cumarinas, óleos essenciais. São exemplos de plantas medicinais, o alecrim, alcachofra, arruda, Artemísia, babosa, camomila, manjericão, sabugueiro, salvia e cidreira (capim-santo).
Plantas aromáticas: são aquelas que contém compostos com aroma característico e marcante, em geral agradável. Essas plantas são caracterizadas por produzirem óleos essenciais, é o exemplo de alecrim, alfazema, camomila, cidreira, manjericão, eucalipto e hortelã. O óleo essencial extraído nessas plantas é utilizado pela indústria para aromatizar cosméticos, produtos de higiene e de limpeza, bem como para realçar o sabor em bebidas, alimentos e na composição de alguns medicamentos.
Plantas condimentares: são plantas utilizadas na confecção de alimentos, devido ao sabor que conferem aos mesmos, servindo principalmente como tempero tanto na culinária caseira como na indústria, outrora também são utilizadas na conservação de diversos alimentos, as plantas condimentares com este potencial são também designadas de especiarias. É o exemplo de plantas condimentares, pimenta-do-reino, hortelã, manjericão, alecrim, salvia, colorau, camomila, cidreira (capim-santo), erva-doce e entre outras.
Fontes:
- NETO, F.C., SIMÕES, M.T.F. Plantas medicinais, aromáticas e condimentares: Terra fria transmontada, [2004-2020]
- CARVALHO, L.M. Orientações Técnicas para o Cultivo de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, 2015;
- Plantas medicinais, aromáticas e condimentares: produção e beneficiamento, 2017.